5 Dicas de economia nas garagens

14-11-2013 09:36

Com uma dose de boa vontade e pouco investimento, a administração pode evitar o desperdício. Vejamos algumas dicas que a DOMUM selecionou para começar a poupar energia nas garagens:

 
  1. Ilumine somente as áreas de circulação dos veículos e não os boxes.
  2. Use poucas lâmpadas de maior intensidade luminosa em vez de várias lâmpadas de menor intensidade. Geralmente, para lâmpadas de um mesmo tipo, as de maior potência são mais eficientes que as de potência menor, ou seja, iluminam mais gastando menos.
  3. Se a garagem subterrânea possui luminárias com lâmpadas fluorescentes sendo comandadas em grupo, estude a possibilidade de instalação de interruptores tipo pêra, por exemplo, que permitirão o desligamento parcial de determinadas lâmpadas, evitando-se a iluminação plena.
  4. Rebaixe as luminárias instaladas entre as vigas do teto da garagem. Dessa forma, o nível de iluminação aumentará, podendo-se inclusive reduzir o número de lâmpadas acesas.
  5. Não se esqueça de quando for desativar uma ou mais lâmpadas fluorescentes, desligar também o reator; caso contrário, ele continuará consumindo energia.